Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Romanos 10:9-10 NVI
O versículo 9 remete ao 8, e nos faz pensar que: se cremos, não diremos "Jesus está distante." Pois a palavra está próxima de nós, em nossas bocas e corações.
Esses versículos são por vezes mal interpretados. Não se trata de uma fórmula mágica ou ritual, está muito além disso, obseve:
1) Confessar que Jesus é o Senhor:
Muitos tem vivido no controle de suas vidas; ter Jesus como Senhor é entregar a ele a sua, reconhecer que você não pode sozinho, que Ele é soberano. Ter alguém como Senhor é obdecer suas ordens fielmente.
2) Crer em seu coração:
O coração, uma esfera que não podemos ver, se não pela própria expressão sentimental. Crer com o coração é algo profundo. O coração do homem é enganoso, mas crer em Jesus é andar sobre o próprio caminho, é ver a luz, ser livre verdadeiramente.
3) Crer na Ressurreição:
Toda a obra de Cristo não teria validade se o Cordeiro não tivesse vencido a morte. O filho do homem nos garantiu a vitória, além de levar nossos pecados, também acabou com a autoridade que a morte tinha sobre nós. Estavamos destinados ao inferno por nossas próprias ações, mas Ele fez o serviço completo, nos garantiu nova vida, a continuação do espetáculo ao lado Dele no céu. Há vida eterna, não mais condenação, não mais choro, você crê?
4) Baseado nos 3 parágrafos anteriores, esse finalmente nos diz: "será salvo", com extrema certeza, dada por aquele que nos amou primeiro: "você será salvo".
5) Os israelitas esperavam estabelecer sua própria justiça ou se auto justificarem. Isso parte do próprio homem com o seu ego.
A justiça de Deus vai muito além, está baseada em crer em Cristo para própria justificação. Isso não anula ou isenta os atos de justiça e bondade do cristão, antes, nos mostram que, por si sós, esses nunca seriam suficientes!
6) Com a boca se confessa:
Esse é parte do discurso, o que dizemos e o que realmente somos. Esses dois versículos falam principalmente de sinceridade e não de hipocrisia. É muito fácil falar, mas se suas palavras não estiverem ligadas a sinceridade do seu coração, que valor podem ter? Confessar-se diante de Deus, pedir perdão e arrepender-se são atitudes que verdadeiramente nos levam pra perto de Deus e não de uma religião. A salvação de Deus é algo perfeito, são as obras dele agindo em um pecador totalmente perdido. Creia no evangelho e viva, pois se você crê e não segue, entra em contradição lógica e permanece sob a condenação de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário