segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Como ainda podemos duvidar?

Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. (Atos 1.3) Aproveito esse texto bíblico para lembrar: como podemos permanecer incrédulos ao agir de Deus com todos os milagres estrondosos que Ele tem feito bem diante dos nossos olhos? Nos esquecemos? Ele já transformou tantas vidas que aos olhos humanos considerávamos impossíveis de serem alcançadas e hoje são armas poderosíssimas nas mãos do Senhor! Também há aquelas pessoas que não sabíamos e nem esperávamos que fossem cristãs, e a descoberta do fato simplesmente nos maravilha. Jesus disse que nenhum outro sinal daria a essa geração perversa senão o do profeta Jonas. Isso porque o que Ele já revelou é suficiente. Certa vez o Senhor me mostrou pés enormes no topo de um monte plano. Ali me senti minusculo. Deus estava me mostrando uma proporção de Sua grandeza, me dizendo que para Ele nada é difícil, nem muito menos impossível. Ele é o mesmo que transformou água em vinho. Não podemos basear nossa fé ou dirigirmos nossos esforços a partir do que nos parece acessível aos olhos humanos, a partir daquilo que parece ser socialmente mais "modelável", até porque, toda conversão é um milagre tremendo. Se é de motivação que precisamos, vale pensar no que Deus fará com aquele seu amigo bastante incrédulo logo após que ele passar a crer. Pense na grandiosidade desse evento! Fé é isso, e Deus pode fazer.

domingo, 8 de setembro de 2019

Não se deixe ser anestesiado!

Tenho percebido ao longo desses anos de caminhada cristã que, Satanás, nosso adversário, sempre empenhará meios para anestesiar os filhos da luz. Nem falo aqui necessariamente sobre destruir (o que pela visão calvinista seria meramente impossível), mas anestesiar. Escolhi esse termo porque sempre aparecerá algum declive na sua vida a fim de lhe fazer um cristão infrutífero em seu dia a dia. Não é difícil de se constatar. Observe quantas são as desculpas que lhe vem a mente para que você não comunique o evangelho: "eu não estou dando tanto exemplo", "eu deveria ter orado mais em casa", "o clima não está bom", "eu deveria ter falado antes deles começaram a falar tantas bobagens", "agora me sinto desconfortável". Enfim, esses são só alguns poucos exemplos que posso citar agora. Acontece que Satanás pode vir não necessariamente para nos destruir - nos soterrar na mediocridade já seria uma grande conquista. Quantos aos anteriores, eles são sim elementos a serem considerados, no entanto, não devemos ser submissos a eles, mas a vontade imperativa do Senhor nosso Deus. Então, fique atento para não lhe passarem a perna. Saia de baixo, não fique aí anestesiado! Concentre-se em buscar as grandes coisas que o Senhor tem para as nossas vidas. Se você consegue enxergar empecilhos na sua vida espiritual, trate de reconhecê-los e resolver isso logo; as almas estão esperando!

sábado, 7 de setembro de 2019

Ilhas

Nossa mente, quando presa em vaidade
Está obscurecida para a grandeza de Deus.
Todas as disfunções...
Desde quando certa luz quis receber mais louvor do que lhe era devido.
Ainda hoje
Num mundo tão grande e numeroso
Nos amontoamos em ilhas.




Artigo: o ato da conversão e a constância cristã

O que faz com que o homem perdido passe a dedicar-se e voltar-se completamente para o Deus que ele antes desconhecia, e por que não dizer, ignorava?
- O perdido passa a amar o Senhor Jesus Cristo.

O que faz com que o homem perdido passe a amar o Senhor Jesus Cristo? Primeiramente, o espanto glorioso para com a realidade de quem Deus é, e de quem nós, humanos, somos. Para explanar, isso significa que o homem agora tem a plena e indubitável certeza de que o castigo eterno esperava-o, mediante a plena justiça de Deus. A mesma ira, porém, foi transferida a Jesus, que assumiu os seus pecados e, sendo Ele filho de Deus, ofereceu-se gratuitamente e espontaneamente para servir como cordeiro substitutivo, realizando uma obra que ninguém mais, fosse na terra ou no céu, poderia realizar. Essa salvação é recebida pela fé na obra que Cristo consumou. Ainda nessa terra, nosso Senhor Jesus Cristo guiará o crente aperfeiçoando-o em santidade, desde agora, neste corpo corruptível, até o último dia, onde, na eternidade, receberemos corpo glorioso e mais corruptível.

No entanto, o que faz o crente permanecer avivado e dedicado na obra do Senhor?
Essa resposta vai além da simple consciência alinhada aos propósitos divinos, pois se estende ao fator emocional; é evidente que a nova criatura passará a ter prazer na lei do Senhor, que estará agora não mais distante, antes, em seu novo coração. Aqui entendemos o abismo que há entre a vida em Deus e as demais ocupações dessa vida poerío: a presença do Logos na vida do cristão não será só mais um deleite, mas toda a fonte de deleites! E já não se encontrará outra fonte de descanso e alegria que não passe pelos altares do Senhor.

Por que alguns, mesmo depois de terem recebido o chamado para a salvação, esfriam e "pegam mais leve" no arado?
Muito provavelmente por uma má formação, uma base cristã deficiente. Ora, aquele que passa andar com Deus, andará seja na bonança ou no mais profundo vale. Deus é criativo, nós é quem somos chatos e enfadonhos. Todos os dias Ele está a pintar os céus, a nos revelar Sua Palavra, a dissipar Seu perfeito propósito em nossos caminhos. Em suma, há sempre uma missão, uma nova aventura, um novo objetivo que é nosso, específico nosso, ninguém fará por nós, porque foi a nós que Deus confiou essa dádiva; ainda que muitas vezes esta venha em formato de fardo, terá valor agregado de tesouro. Receio que muitos cristãos até têm segurança de sua salvação. O risco é quando essa "segurança", ao invés de incentivar a buscar a Deus mais intensamente, faz com que o cristão relaxe e deixe de travar batalhas!! Na verdade, começa assim, o crente pensa: "essa parte da minha vida está resolvida, agora posso viver as outras." Acontece que, mesmo aos poucos, essas outras vão tomando o 1° lugar que sempre deve ser do Senhor. Desse modo, até coisas santas se tornam pecaminosas. "Faça tudo o que quiser, só não peque." Conferimos que essa questão só existe porque desenvolveu-se, mediante uma premissa falsa, esta de que diz que o cristão pode relaxar como se não houvesse um mundo destruído lá fora clamando por amor. Se como disse CS Lewis "o sofrimento é um dos mais fortes chamados de Deus", então fica claro que nossa proximidade com o Pai está intrínseca em nossos laços de amor ("Ele nos amou primeiro.") que são fortalecidos, portanto, com o amor que a nova criatura agora tem pelo mundo perdido. Nada mais natural para aquele que anda com Deus do que aprender a parecer-se também com Ele.

- Jeferson Fontenele.

Há um Reino de castelos e sonhos


Há um Reino de castelos e sonhos
Não me diga que não
Eu o vejo em toda parte
Por mais que às vezes liguemos a TV e ele pareça chuviscado demais
De fato
Mas o laudo só é válido e real
Porque o Reino é real
E nele há castelos e sonhos

Nem sempre sei para onde estou indo
Só a dança das palavras me faz parar

Freud atentou ao subconsciente
No cerne do ente
Há uma correspondência com o futuro entre a marca fixada na massa acinzentada
Eis o êmbolo...
Nem sempre com vestígios imediatos

A felicidade também é feita em partes
Isso quando se parte de um todo


Há um Reino de castelos e sonhos
Não me diga que não
Eu o vejo em toda parte
Por mais que às vezes liguemos a TV e ele pareça chuviscado demais
De fato, mas o laudo só pode ser constatado
Porque o Reino é real, perfeito e imutável
E nele há castelos e sonhos.

Há um Reino de castelos e sonhos
Não me diga que não
Eu o vejo em toda parte
Por mais que às vezes liguemos a TV e ele pareça chuviscado demais
De fato, mas o laudo só pode ser constatado
Porque o Reino é parâmetro: real, perfeito e imutável
Execrável depreender da realidade?
Dependo da eternidade, onde
Há um Reino com castelos e sonhos.



Reflexões de 13 de Maio


Tenho vários gigantes a confrontar, nessa terra, mesmo inóspita. Talvez lhe incomodem a presunção, mas o comando é que eles já então todos vendidos, sob os pés daquele que esmagou a cabeça da serpente.
Não temerei diante do povo que ele me sujeitou, da terra que me deu para conquista, terra esta que me proverá frutos, vidas. Eu viverei - não morrerei - para ver todo o bem do Senhor na minha vida e para minha descendência. Quantas vezes o povo escolhido por Deus se perdeu nos caminhos da rebeldia e foi humilhado, mas foi aí que com o rosto voltado aos céus, aprendeu a buscar a Deus de todo coração. Ele nos ordena e cria parâmetros que nos moldam a não confiarmos em nós mesmos, mas poderoso braço de Deus.

O Senhor nos escolheu para manifestar a sua justiça, para vivermos o bem desta terra, ao ouvir sua voz.


"Tão-somente sê forte e corajoso..."

Talvez fosse confuso se dissesse aos outros que o meu maior problema ainda é crer, ao nível daquele grão de mostarda. A fé nunca se afastou de mim, mesmo quando errei, mesmo quando estive em dúvida. Porém, essa inconstância causa desgasto. Acho que foi sabendo disso que Ele disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

O problema dessas pessoas é por não crerem de fato, Deus. Então eu, que professo a fé, devo crer com todas as minhas forças e o amor me moverá a lugares mais altos... Que cristão eu serei se não crer no teu poder, se não crer que o Senhor está vivo! E isso muda tudo.

Devo crer nessas coisas, defendê-las. A grandiosidade delas por si só já nos remete essa responsabilidade. Jesus confiou a mim conhecer as riquezas da sua glória e me deu acesso ao seu Reino.