sábado, 6 de maio de 2017
O Que Você Busca Aqui?
Comentário: Romanos 10: 9-10
Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Romanos 10:9-10 NVI
O versículo 9 remete ao 8, e nos faz pensar que: se cremos, não diremos "Jesus está distante." Pois a palavra está próxima de nós, em nossas bocas e corações.
Esses versículos são por vezes mal interpretados. Não se trata de uma fórmula mágica ou ritual, está muito além disso, obseve:
1) Confessar que Jesus é o Senhor:
Muitos tem vivido no controle de suas vidas; ter Jesus como Senhor é entregar a ele a sua, reconhecer que você não pode sozinho, que Ele é soberano. Ter alguém como Senhor é obdecer suas ordens fielmente.
2) Crer em seu coração:
O coração, uma esfera que não podemos ver, se não pela própria expressão sentimental. Crer com o coração é algo profundo. O coração do homem é enganoso, mas crer em Jesus é andar sobre o próprio caminho, é ver a luz, ser livre verdadeiramente.
3) Crer na Ressurreição:
Toda a obra de Cristo não teria validade se o Cordeiro não tivesse vencido a morte. O filho do homem nos garantiu a vitória, além de levar nossos pecados, também acabou com a autoridade que a morte tinha sobre nós. Estavamos destinados ao inferno por nossas próprias ações, mas Ele fez o serviço completo, nos garantiu nova vida, a continuação do espetáculo ao lado Dele no céu. Há vida eterna, não mais condenação, não mais choro, você crê?
4) Baseado nos 3 parágrafos anteriores, esse finalmente nos diz: "será salvo", com extrema certeza, dada por aquele que nos amou primeiro: "você será salvo".
5) Os israelitas esperavam estabelecer sua própria justiça ou se auto justificarem. Isso parte do próprio homem com o seu ego.
A justiça de Deus vai muito além, está baseada em crer em Cristo para própria justificação. Isso não anula ou isenta os atos de justiça e bondade do cristão, antes, nos mostram que, por si sós, esses nunca seriam suficientes!
6) Com a boca se confessa:
Esse é parte do discurso, o que dizemos e o que realmente somos. Esses dois versículos falam principalmente de sinceridade e não de hipocrisia. É muito fácil falar, mas se suas palavras não estiverem ligadas a sinceridade do seu coração, que valor podem ter? Confessar-se diante de Deus, pedir perdão e arrepender-se são atitudes que verdadeiramente nos levam pra perto de Deus e não de uma religião. A salvação de Deus é algo perfeito, são as obras dele agindo em um pecador totalmente perdido. Creia no evangelho e viva, pois se você crê e não segue, entra em contradição lógica e permanece sob a condenação de Deus.
Comentário: Eclesiastes 1:8
Todas as coisas levam a gente ao cansaço — um cansaço tão grande, que nem dá para contar. Os nossos olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos, de ouvir.
Eclesiastes 1:8 NTLH
Talvez ele estivesse "satisfeito" e, por conta disso, cansado. Cansado de buscar e perceber que tudo isso não tem objetivo, não o objetivo que os tolos esperam. Se o desfrutar não for sábio, todo o serviço se tornará, também, leviano.
Comentário: Filipenses 3:4
embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
Filipenses 3:4 NVI
Esse capítulo trata de valores. Antes, Paulo demostra que confiava no seu nome, na sua cultura, no seu povo e até mesmo na circuncisão; pela lei procurava ser justificado, chegando, também, a perseguir os cristãos.
Mas, depois do encontro com Cristo, abandona todos esses argumentos por ter confiança plena no seu Salvador, por conhecer a sua graça e crer na segurança que nos é própria ao recebermos a salvação, que nos foi dada por Cristo, antes da fundação do mundo.
Podemos até supor termos motivos para confiarmos em nós mesmos, mas, o que são esses se comparados a grandeza de Deus?!
Comentário: Romanos 10:3
Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.
Romanos 10:3 NVI
Na época em que Jesus veio ao mundo estabelecer a justiça genuína de Deus, os israelitas não o aceitaram; eles queriam uma revolução política, mas Jesus algo mais profundo, uma espiritual.
Eles queriam um líder rico e forte, Jesus veio de forma simples e humilde. Por fim, os israelitas tinham o orgulho em seus corações, o suficiente para lhes causar cegueira.
Mesmo com as grandiosas palavras de Jesus, ainda eram incapazes de reconhecer os seus erros e o senhorio de Cristo. Não o procuravam entender, não puderam O aceitar.
Eles estavam tão presos a lei que achavam que poderiam ser justos por seus próprios atos, ou que isso era suficiente: errado!
Jesus veio ao mundo justificar os que crêem, os que se vêem incapazes de se aproximar de alguém Santo como Deus, sem um salvador como Cristo.
Jesus levou sobre si os nossos pecados, nunca houve um salvador comparado a esse, de tamanha coragem; Ele só pode ser (é) o filho de Deus.
Comentário: Romanos 10:2
Posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.
Romanos 10:2 NVI
No versículo 2, Paulo é bastante claro em dizer que todo o cuidado que parte dos israelitas tinham em seguir a Deus e a lei (chegando a acrescer mais do que nela havia) não significava que estes conheciam a Deus. Todos as cerimônias, ofertas e holocaustos não eram suficientes para aproximá-los de Deus.
Sendo assim, o que Deus espera de nós? Um coração como o de Davi, o israelita, dito como "segundo o coração de Deus". Ele não poupava palavras diante de seu Senhor; expunha suas mazelas, confessava os seus pecados, contava suas inquietações, e, mesmo grandes manchas de pecado em seu histórico, percebemos que Davi era humilde; ele sabia que o seu cargo de rei não se comparava ao do Rei dos Reis.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
Davi: O Homem Segundo o Coração de Deus (4/4)
Davi: Concupiscência e Cobiça (3/4)
Davi: O Rei Entre a Humildade e o Orgulho (2/4)
O menino cresceu... Em estatura, em poder, na fé? É de se esperar que um escolhido cresça ao lado do seu Deus, e o melhor dos treinadores lhe submeterá a séries exaustivas para fortalecer o indivíduo e o preparar.
Davi: O Princípio (1/4)
Mateus 6:33 na Prática!
O Que Vem de Ti É Maior
Você é tudo pra mim!
Me deu salvação por seu sangue e poder
Me deu alegria no caminho e a paz que tanto preciso
Me ensinou a amar verdadeiramente
Você molda meu coração ao perdão e está comigo em oração
VOCÊ É TUDO PRA MIM, JESUS!
Pra quê?
Motivacional: Resista!
Nada mais importa
Fidelidade
O Resgate
Agora Eu Sei
Eu Não Sabia
Eu não sabia o que era o amor até te encontrar. Não sabia aonde habitava a paz até andarmos juntos. Não sabia o que era justiça até ver as tuas obras. Eu não sabia que existia um Deus inimaginável, com poder sem fim; como posso entender essa mente que pensou em mim? Apenas posso ver o seu cuidado, que nunca me deixou.
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Jeremias na Casa do Oleiro
- Jeremias desceu. Muitos querem ser usados, mas poucos dispõem-se a descer.
- Deus fez o vaso como lhe era agradável e o mesmo acontece em seu Reino.
Pra Você que Tem um Chamado!
Eclesiastes: Sobre Satisfação
Sermão: Você Tem Vergonha de Cristo? Por quê?
Então, pessoal, por que tantas pessoas têm vergonha de Jesus? Porque nunca o conheceram, porque, talvez, conhecimento deles sobre Jesus esteja limitado apenas a algumas exceções; a pessoas amantes do dinheiro que proclamam mentiras usando-se da fé - que Deus os julgue. Saiba que esse não é caminho certo.
Seguir os passos de qualquer outra pessoa que não seja Jesus é caminhar para a destruição - essa outra pessoa é igualmente falha! Não cometa esse erro. Olhe para Cristo que é perfeito! Olhe para as suas ações, atente-se as palavras dele e então, conhecendo-o, será capaz de amá-lo; conhecendo-o verdadeiramente, tendo um real encontro com Ele, será capaz de amá-lo acima de todas as coisas.
Nosso Lugar Como Adoradores
Ora, não estamos aqui porque somos santos, não estamos aqui por nossas virtudes, nem porque somos merecedores ou melhores que alguém. Estamos aqui porque somos pecadores e reconhecemos que precisamos de um salvador. Nossas ações diante de Deus não podem, de forma alguma, nos justificar; se assim fosse, Jesus não teria vindo cancelar a acusação que tinha o nosso nome. A promissória da condenação foi rasgada na cruz, uma nova vida nos é concedida, mediante a fé, naquele que é fiel e nunca falha!
terça-feira, 2 de maio de 2017
Graça que Atrai
É incrível como Jesus nos atrai com a sua graça, mesmo quando nos achamos distanciados, Ele nos aproxima. Quando nos achamos incapazes, confusos, fracos, duvidosos... Ele não nos deixa permanecer assim. Nos abraça com seu amor, e podemos sentir a sua grandeza. Ele é um Deus que responde orações, é o Deus que fez o caminho, abriu o mar e nos guia por pastos verdejantes, pelo caminho estreito; o próprio a nos aproximar.




















